Imagem da notícia

O sucesso de todo o sistema de produção da pecuária, seja leiteira ou de corte, depende diretamente da obtenção de baixas taxas de mortalidade e morbidade na fase de criação. Por isso, os primeiros dias de vida do animal são os mais críticos de todo esse processo. E, devido a isto, alguns cuidados são essenciais para que os recém nascidos ganham imunidade, não fiquem desnutridos e nem ao menos tenham infecções. 

 

Confira todos os principais cuidados que é preciso ter com os recém-nascidos, desde a preparação para o parto até os primeiros dias de vida. 

 

Cuidados com o parto: 

as vacas devem parir nos chamados piquetes maternidade, que é um tipo de local separado dos demais animais, limpo, seco e com o sombreamento adequado. Este local pode ajudar a garantir a saúde da fêmea e seu filhotes, condições adequadas para o desenvolvimento do feto, diminuição de perdas futuras devido a erros de manejo durante a gestação e diminuição do risco de aborto, morte da cria ou matriz. Garantir a ingestão de colostro: o colostro é o primeiro leite produzido pela vaca e possui um alto valor nutritivo.

Ele deve ser o primeiro alimento a ser consumido pelo bezerro logo após o nascimento. Os anticorpos absorvidos pelos bezerros através do colostro permanecem na sua circulação sanguínea em média até o 4° mês de vida e ajudam na produção das células de defesa no organismo dos neo-nascidos. 
 

Cura do umbigo:

Os recém-nascidos ficam com uma porção do umbigo não cicatrizada exposta e, se não for cuidado da maneira correta, pode ser uma porta de entrada para infecções e bicheiras. A maneira mais indicada para a cicatrização do umbigo do animal é cortá-lo de 2 a 3 dedos abaixo de sua inserção. Vale lembrar que o corte não será necessário caso o umbigo seja de um tamanho menor do que isto.

 

Vermifugação e vacinação: 

Todos os bezerros devem ser vermifugados aos dois, quatro e seis meses de idade e, após a desmama, os animais devem entrar no programa de vermifugação estratégica já em uso na propriedade - caso ainda não tenha, procure a orientação do médico veterinário da Cativa. Da mesma forma, os protocolos de vacinação passado pelo veterinário devem ser seguidos à risca. As vacinas que devem ser aplicadas em bezerros jovens incluem: raiva, febre aftosa, brucelose e carbúnculo sintomático, entre outras.

 

Higienização do ambiente:

É fundamental ter preocupação com a higiene do local onde os neo nascidos estão instalados, mantendo sempre limpo, seco e bem arejado, mas sem correntes de ar. Além disso, utensílios, como mamadeiras e baldes para aleitamento, também precisam ser cuidadosamente higienizados.

 

Alimentação balanceada: 

O bezerro deve receber uma dieta balanceada composta por leite, alimentos concentrados, feno e capim. Ao investir em uma alimentação de boa qualidade, você garante que seu rebanho cresça saudável e com qualidade de vida - sem contar que pode ajudar a evitar algumas doenças comuns, como: diarréia, pneumonia, tristeza parasitária bovina e onfaloflebite, por exemplo.

 

Na Cativa, você encontra tudo o que você precisa para cuidar do seu rebanho. E, se você tiver alguma dúvida, entre em contato com o nosso médico veterinário!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Voltar